Coleções

Os itens do Acervo Memória e Direitos Humanos estão organizados nas seguintes coleções (clique na coleção para acessar os itens):

Esta coleção contém todos os recursos gerados no evento.

Esta Coleção reúne a documentação do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos (CCPMMDP). Em 1983, no ímpeto da luta contra as violações dos Direitos Humanos, em memória dos mortos e na busca pelos desaparecidos políticos no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), foi criado o Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos (CCPMMDP), sob a coordenação de Derlei Catarina de Luca (BENASSI, 2012). Enquanto primeiro grupo pró-memória do Brasil, desde então tem atuado em Santa Catarina, alcançando tanto influências no território nacional como gerando articulações internacionais no que tange ao Direito à Memória e à Justiça. O conjunto documental reunido em mais de vinte e cinco anos de atuação foi doado ao Memorial dos Direitos Humanos sediado no Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente constituindo e sob a guarda do Acervo Memória e Direitos Humanos do Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da UFSC. O corpus documental dessa ampla e diversa Coleção é constituído por registros da atuação de busca pelos desaparecidos políticos, processos de anistiados, cartas de familiares, ofícios enviados e recebidos, manifestos, panfletos, fotografias, atividade clerical, documentos sigilosos produzidos pelos órgãos da repressão, projetos de elaboração de espaços de memória e registros de imprensa, dentre outros.

A Comissão Memória e Verdade da Universidade Federal de Santa Catarina (CMV-UFSC) foi criada pela Resolução Normativa nº 48/Cun/2014, após votação, por unanimidade, na sessão do Conselho Universitário de 16 de Dezembro de 2014. O Relatório Final da CMV-UFSC foi entregue ao Reitor da UFSC e apresentada à comunidade no dia 14 de maio de 2018. As subcoleções apresentam fotos, documentos e vídeos, recolhidos pela Comissão Memória e Verdade da Universidade Federal de Santa Catarina (CMV-UFSC) e organizados segundo os capítulos do Relatório Final desta.

  • Arquivos do Terror - Archivos del Terror: Os chamados "Archivos del Terror" de Assunção (Paraguai) constituem o acervo documental mais volumoso a respeito das ditaduras militares latinoamericanas, encontrado no dia 22 de dezembro de 1992 pelos Juízes Dr. José Agustín Fernández e Lu...